laboratórios de português no Brasil

Laboratórios de Português na Itália. Entrevista com Uyara.

Existem laboratórios de português na Itália? 

Sim. Existem! E vamos falar sobre isso em diversos artigos aqui.

laboratorio de portugues na Itália

1- Quem é Uyara Liege?

Hoje vamos falar sobre a Uyara Liege. Ela é baiana, tem 37 anos e mora na região Campânia há quase 8 anos. 

“Tive um processo de adaptação muito tranquilo porque os napolitanos são pessoas acolhedoras, alegres e disponíveis. Foi fácil me sentir em casa num lugar assim.”

O sistema escolar italiano é diferente do nosso primeiro pelo fato das escolas públicas serem superiores as particulares, quanto à metodologia de ensino são mais tradicionais do que as nossas.

As mães Liliane Santos, Uyara Liege, Raquel O. Lima Almeida e Dileia da Silva

2- Colaboração na difusão da língua portuguesa como herança

Sou pedagoga e desde que cheguei na Itália trabalhei como educadora em associações e/ou com projetos multiculturais.

Atualmente, juntamente com outras mães, com o grupo “BRASILIDADE – Pais com filhos bilíngues”, realizamos atividades culturais com as famílias brasileiras.

laboratórios de português na Itália

3- SOBRE O GRUPO BRASILIDADE E POLH , PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA.

“A iniciativa de criar um grupo de pais em Nápoles veio de uma necessidade pessoal em manter viva a minha raiz, a minha língua materna, a minha origem mesmo vivendo longe do meu país.”

Este foi um texto que escrevi há alguns dias lá no grupo contando um pouco da nossa história:

Hoje 28/03/18 é o aniversário oficial do nosso grupo BRASILIDADE – Pais com filhos bilíngues.

Oficial porque 1 ano antes do nascimento do nosso grupo procurando, em Nápoles, uma iniciativa POLH (Português como Língua de Herança) conheci a Leila Santos, uma baiana “arretada” idealizadora do Projeto Pirulito.

Ela me disse que não tinha conhecimento de nenhum grupo por aqui e sugeriu que eu iniciasse um. Procurei nas comunidades brasileiras da minha região por pessoas interessadas em abraçar esta causa.

A primeira pessoa que me respondeu foi uma amiga e vizinha. Lembra disso Liliane Santos

Continuei lendo sobre o assunto e conhecendo muitas pessoas que já realizavam trabalhos maravilhosos com as famílias brasileiras pelo mundo a fora.

Assim, começamos 4 mães a sonhar com um espaço de vivência da Língua Portuguesa e da cultura brasileira aqui em Nápoles.

“Desde então, meus laços foram se ampliando com as mães brasileiras na Itália que fazem um trabalho fascinante em prol do POLH e tenho orgulho de fazer parte com o grupo BRASILIDADE da Rede de Iniciativas POLH- Itália.”

Durante este nosso primeiro ano conhecemos e encontramos pessoas maravilhosas com as quais compartilhamos momentos únicos de socialização e de vivência da nossa cultura brasileira mesmo vivendo no exterior.

Transformamos nossos encontros em um “pedacinho de Brasil”.

Agradecemos a todos que participam do nosso grupo BRASILIDADE, em especial, às mães Liliane SantosRaquel O. Lima AlmeidaDileia da Silva e Leila Santos.

A ideia do grupo é compartilhar iniciativas que já estão sendo realizadas, promover atividades com a temática do bilinguismo e favorecer encontros com as famílias com o intento de criar espaços significativos de vivência nos quais os elementos culturais brasileiros e a Língua Portuguesa estarão sempre presentes. 

Na nossa página no Facebook, os pais encontram sugestões de programas de televisão, músicas, aplicativos, desenhos animados entre outros materiais que podem auxiliar os mesmos no tempo de exposição a Língua Portuguesa e na aquisição de novos vocábulos.

Nosso grupo atende a demanda dos pais com filhos brasileiros que moram em todo os continentes, no âmbito virtual e, atende também a demanda dos pais que moram em Nápoles e redondezas propondo atividades e momentos de vivências com as famílias ítalo-brasileiras.

Atualmente, realizamos laboratórios de POLH (quinzenalmente).

Nos próximos meses, teremos muitas novidades!

Quem quiser conhecer o grupo facebook dos Laboratórios de Português na Itália, clique aqui. 

4- PROJETOS FUTUROS

Sem dúvida, o que nos impulsiona enquanto grupo a continuar é o brilho no olhar dos nossos filhos durante a realização dos encontros.

Cada laboratório é um momento mágico porque é quando o encontro com a cultura, a raiz e a língua acontece.

Não sei como explicar mas quando vivenciamos o laboratório sinto, vejo algo muito forte que une as famílias.

“É o brilho no olhar das mães brasileiras com o reencontro, a felicidade das crianças para fazer descobertas, o interesse e o respeito dos maridos que curtem/incentivam e até participam que nos impulsiona a continuar.” 

laboratorio de portugues na Itália

6 -DICAS PARA EDUCAR FILHOS BILINGUES

Criar um filho bilíngue é um investimento e uma satisfação.

Darei 1 dica muito simples: Seja você! Fale a sua língua materna, conte histórias que marcaram sua infância, cante e ouça suas músicas preferidas, cozinhe e prepare suas comidas prediletas.


Parabéns para as mamães  Liliane Santos, Uyara Liege, Raquel O. Lima Almeida e Dileia da Silva. 

É através da iniciativa, coragem e força de vontade de pessoas como vocês que se realizam projetos maravilhosos! Onde não somente se ensina a língua portuguesa mas também se valoriza a cultura brasileira e a interação entre as famílias!

laboratórios de português na Itália

I Encontro com a língua e a cultura do Brasil, 28/05/17 – Frattamaggiore

 

Piquenique Tupiniquim, 15/10/17 – Nápoles

Laboratórios POLH

laboratórios de português na Itália

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*